CULTURA, EDUCAÇÃO e ESPORTE

Acreditamos que a cultura é capaz de transformar e ampliar horizontes.

Por isso, oferecemos para todas as faixas etárias atividades culturais que promovam um momento de descontração e ensino para que cada um possa se expressar por meio da arte.

ARTESANATO

         A Casa de Cultura tem como acréscimo trabalhos voltados à arte e artesanato. Esse grupo reúne mulheres em sua maioria da terceira idade. Junto a esse projeto são desenvolvidas diversas atividades, algumas delas em parceria com a UBS e SASF Parque Santo Antônio.
       Existe no espaço uma sala denominada, Atelie Coarte – Cowoking, onde os artesões da região podem utilizar o espaço para a criação de suas peças particulares, assim como, ministrarem aulas gratuitas a comunidade, isso inclui workshop sobre finanças, economia e empreendedorismo.

 

 

BALÉ

"Dançar é viajar no sentimentos, sacudir a alma, libertar os pensamentos."

      Balé (do francês Ballet) é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússica, França, como uma forma de dança de concerto.

   O balé clássico trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas.

       Atendemos crianças de 03 a 12 anos, os pais podem o acompanhar o desenvolvimento das alunas, através dos ensaios abertos e das apresentação internas e externas.

WhatsApp Image 2021-01-26 at 15.52.16.jpeg

CAPOEIRA

"Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo e sim aquele que se deixa movimentar pela alma."

Mestre Pastinha

        O Grupo Magia da Capoeira é um grupo de capoeira criado pelo mestre “Raio Negro” , em 1997.  Hoje conta com mais de 10 mil integrantes espalhados pelo mundo. Difundindo a arte brasileira e aplicando ao público de todas as classes sociais.

     Duas vezes por semana, o grupo reúne cerca de 150 pessoas para as rodas de capoeira. Essa atividade esportiva e cultural atrai muitos moradores do entorno. Essa parceria já tem mais quinze anos.

WhatsApp Image 2021-01-26 at 15.08.05.jpeg

DANÇA DO VENTRE

"A dança é a linguagem escondida da alma." 

Martha Graham

 

       A dança de ventre é originária de diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional e ganhou popularidade no mundo todo. Uma vez por semana mulheres de várias idades se reunem para aprender esta arte.

 

WhatsApp Image 2021-01-27 at 17.53.38.jpeg

JIU JITSU

 

 

          O Jiu-Jitsu é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo.

        Três vezes por semana crianças e adultos com idade a partir de 7 anos se reunem para aprender esta arte.

1542377314280.jpg

KARATÊ

“O karatê não é apenas uma atividade para o corpo, mas também para a mente"

 

 

         Karatê é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Consiste em uma arte marcial japonesa é um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas.

       Duas vezes por semana crianças e adultos a partir de 05 anos se reunem para aprender estar arte.

 

WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.30.44.jpeg

LOCKING

"Dançar é deixar a alma livre, 

para que escreva poesia com o corpo."

 

Oficina de Locking  e Danças Sociais

      Todo sábado jovens que buscam se expressar através da dança, se reunem para treinar e aprender mais sobre esse estilo de dança.

        A oficina tem como intuito, além da dança  o conhecimento em cidadania, respeito e cultura. 

        O Locking surgiu por volta de 1970, é  uma das primeiras danças urbanas do mundo e tem como principal característica a pausa ou “trava" que são movimentos estacados de forma rítmica, dentro da música funk (original funk).

 

WhatsApp Image 2021-01-26 at 15.35.40.jpeg

TEATRO

"O mundo inteiro é um palco e todos os homens e mulheres não passam de meros atores, eles entram e saem de cena  e cada um no seu tempo representa diversos papeis".

William Shakespeare

 

       Atividade desenvolvida para conciênncia corporal, vocal e cênica. Em jogos teatrais propostos pelo orientador desenvolvemos a percepção da pessoa e o espaço que está para facilitar sua desenvoltura em apresentações ao público. Contribuindo para o convivio em sociedade, etimulando o senso crítico com a educação e cultura.

WhatsApp Image 2018-08-24 at 14.55.14.jpeg

Venha aprender conosco